DOAÇÕES

A DOAÇÃO É UM ATO QUE PODE MODIFICAR O ENTENDIMENTO E O INTERIOR DE UMA PESSOA.

 


CANAL

PASTOR: IVANILDO
PASTORA: ROSINETE

REUNIÃO MINISTERIAL(O Que é Oração Contrária? ) TERÇA ÀS 20H 20 06 2023



O Que é Oração Contrária? 


Conforme a definição popular, oração contrária é um tipo de oração em que uma pessoa ora contra outra pessoa com o principal objetivo de desejar-lhe o mal. Inclusive há uma ideia muito conhecida entre os crentes de que oração contrária é feitiçaria. Mas a Bíblia não fala nada sobre oração contrária, porque essencialmente esse tipo de oração não existe.


A Bíblia fala em diferenças formas e tipos de oração. Por exemplo: a Bíblia fala orações particulares e orações públicas, orações planejadas e orações espontâneas. Também fala de oração de adoração e ação de graças, bem como de oração de súplica, confissão de pecados e intercessão. Mas sempre a Bíblia coloca a oração como um diálogo entre o crente e Deus. Então, se a oração é parte vital do relacionamento do cristão com Deus, biblicamente não faz sentido o conceito de oração contrária.


Mas isso não significa que, na prática, a suposta oração contrária não exista. Muito pelo contrário. Infelizmente muitas pessoas acreditam que podem orar a Deus pedindo que desgraças aconteçam a alguém. Essas pessoas pensam que podem determinar pragas na vida de seus desafetos em nome de Deus. Então, de acordo com essa ideia, de fato a suposta oração contrária se assemelha a trabalhos de feitiçaria.


Jesus não ensinou a oração contrária.


O próprio Senhor Jesus deixou muito claro que os cristãos devem amar os seus inimigos e fazer o bem aos que os odeiam. Além disso, Jesus foi bem específico ao falar que os seus seguidores devem abençoar os que os amaldiçoam, e orar por quem os maltrata (Lucas 6:27,28).


Perceba que se oração contrária fosse algo válido e legitimo, essa passagem bíblica seria o lugar em que Jesus teria incentivado essa prática. Mas Ele foi muito claro ao dizer que devemos orar por aqueles que nos caluniam. É fácil entender que isso é exatamente o oposto da famosa oração contrária.


Por outro lado, quando os discípulos de Jesus lhe pediram que Ele os ensinasse a como orar, Jesus lhes mostrou um modelo de oração que deixa implícito o caráter benigno dos servos de Deus que perdoa aqueles que os ofendem (Mateus 6:12).


A oração contrária e a prática de amaldiçoar.

Se formos analisar à luz da Bíblia o conceito de oração contrária, concluiremos que esse tipo de coisa nada mais é do que a prática de amaldiçoar outras pessoas. E quando o assunto é amaldiçoar alguém, a Bíblia é bem clara em sua posição.


Em sua epístola Tiago fala sobre o erro de alguém proferir maldições contra outras pessoas. Ele escreve:

“Com a língua bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim” (Tiago 3:9,10).


 Note que Tiago percebe que a prática de proferir maldições é comum entre os homens, mas ele deixa claro que isso é um erro.


Na sequência de seu texto Tiago conecta esse tipo de coisa com toda sorte de sentimento faccioso, como a inveja e a ambição egoísta, resultante em perturbação e toda obra perversa.


 Tiago é enfático em dizer que isso não procede de Deus, mas é fruto de uma sabedoria “terrena, animal e diabólica” (Tiago 3:14-16).


Mas, por outro lado, o mesmo escritor bíblico deixa claro que o povo de Deus deve ser caracterizado por seu bom trato e suas obras de mansidão e sabedoria (Tiago 3:13)


Isso porque “a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, repleta de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia” (Tiago 3:17).



Não devemos dar crédito a orações contrárias.


É fácil entender que as supostas orações contrárias não estão conforme o caráter de Deus e, portanto, não são ouvidas por Ele. Então um crente jamais deve valorizar ou ter medo desse tipo de coisa.


 Quando ele ouvir alguém ameaçando “orar a Deus” para pedir o mal a alguém, o crente deve saber que essa pessoa não conhece a Palavra de Deus e nem mesmo sabe o que realmente significa orar.


Também é verdade que algumas pessoas adeptas da suposta oração contrária, chegam ao ponto de dizer que há base bíblica para esse tipo de atitude reprovável. 


Normalmente elas recorrem a passagens bíblicas isoladas e fora de seus contextos. Os chamados “salmos imprecatórios”, por exemplo, fazem parte dos textos bíblicos mais usados nesse sentido.


Mas essas pessoas erram ao perceber que nessas passagens os escritores bíblicos clamam para que Deus justifique o justo e manifeste sua justiça contra os ímpios. Mas esse clamor não tem como base suas próprias ambições, mas o zelo pelo nome do Senhor.


Muitos dos salmos, por exemplo, foram escritos durante a monarquia em Israel – especialmente durante o reinado de Davi. 

Como Davi era o rei escolhido por Deus para ser o regente na terra do povo da aliança, e através do qual Ele haveria de cumprir Sua promessa de enviar ao mundo o Rei Supremo – Jesus Cristo, que veio da descendência de Davi – qualquer pessoa que se levantasse levianamente contra Davi na verdade estava se levantando contra o próprio Deus e Seu propósito.


Então orar para que a justiça divina se manifeste contra aqueles que maldizem o santo nome do Senhor e se opõe deliberadamente contra a obra de Deus e o testemunho do Evangelho, não é fazer oração contrária, mas é simplesmente orar para que Deus cumpra o seu propósito de manifestar sua justiça contra o pecado. 


No livro do Apocalipse lemos que essa é uma oração que os mártires fazem a Deus, e que será cumprida quando Cristo voltar em glória e julgar todos os inimigos de Deus (Apocalipse 6:10,11).




O castigo de Míriam

1 Moisés havia casado com uma mulher da Etiópia, e Míriam e Arão começaram a criticá-lo por causa disso.

2 Eles disseram: — Será que o Senhor tem falado somente por meio de Moisés? Será que não tem falado também por meio de nós? E o Senhor ouviu o que eles disseram

3 (Moisés era um homem humilde, o mais humilde do mundo.).

4 Logo em seguida o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Míriam: — Vocês três aí, vão para a Tenda Sagrada. Eles foram,

5 e o Senhor desceu na coluna de nuvem e ficou na entrada da Tenda. Depois chamou Arão e Míriam e, quando eles chegaram,

6 Deus disse: — Agora escutem o que vou dizer. Quando há profetas entre vocês, eu apareço a eles em visões e falo com eles em sonhos.

7 Com o meu servo Moisés é diferente, pois eu o coloquei como responsável por todo o meu povo. 

8 Pois eu falo com ele face a face, claramente, e não por meio de comparações; ele até já viu a minha forma! Como é que vocês se atrevem a falar contra o meu servo Moisés?

9 E aí o Senhor Deus foi embora muito irado com eles.

10 Assim que Deus saiu, a nuvem que estava sobre a Tenda desapareceu. No mesmo instante Míriam foi atacada por uma terrível doença da pele, que ficou branca como a neve. Arão olhou para Míriam e viu que, de fato, ela estava atacada por aquela doença.

11 Aí Arão disse a Moisés: — Por favor, chefe, eu lhe peço que não nos faça sofrer o castigo por causa desse pecado que cometemos num momento de loucura.

12 Não deixe que Míriam seja como um aborto que nasce com metade do corpo destruído.

13 Então Moisés orou assim a Deus, o Senhor: — Ó Deus, eu te peço que a cures!

14 E o Senhor respondeu a Moisés: — Se o pai de Míriam tivesse cuspido no rosto dela, ela teria ficado humilhada durante sete dias. Então que ela seja expulsa do acampamento e fique lá fora sete dias; depois será trazida de volta. 

15 Assim, Míriam ficou sete dias fora do acampamento. E o povo não partiu dali enquanto ela não foi trazida de novo para o acampamento.

16 Depois disso, o povo saiu de Hazerote e acampou no deserto de Parã.


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.


 Dos gaditas se passaram para Davi, ao lugar forte no deserto, homens valentes adestrados para a guerra, que sabiam manejar escudo e lança; seus rostos eram como rostos de leões, e eles eram tão ligeiros como corças sobre os montes.    1 Crônicas 12:8

 






 Ministério significa servir, prestar auxílio, prestar serviço, é um termo oficial, reconhecido e consagrado.

 Ministério é, pois, aquela organização e missão ministerial, oficializada pela hierarquia da Igreja, quer baseada na autoridade da revelação divina ou simplesmente na autoridade eclesial. 


O que faz um ministro na igreja evangélica?

A carreira do Ministro de Louvor é inteiramente dedicada a ministrar missas e pregações, bem como é capacitado para administrar, pastorear, fundar e liderar igrejas, convenções, conselhos de pastores, etc. O formado pode ainda atuar com o aconselhamento pastoral, com a implantação de igrejas e centros religiosos.


O que é um ministro segundo a Bíblia?

Indivíduo que oficia ou serve outra pessoa, como Josué em relação a Moisés.

Êxido 24.13. E levantando-se Moisés com Josué, seu servidor, subiu ao monte de Deus,

Josué 11. Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo:

Os ministros de Salomão eram aqueles servos. 

1 Rs 10.5. as iguarias da sua mesa, o assentar dos seus oficiais, as funções e os trajes dos seus servos, e os seus copeiros, e os holocaustos que ele oferecia na casa do Senhor, ficou estupefata, 

Que realizavam serviço na corte.


Qual o sinônimo de ministério?

 Cargo, função, gabinete, governo, ocupação, ofício, secretaria.




blogs